Cinco livros infantis para ler durante a quarentena

Ou nas férias, antes de dormir, aos finais de semana, enfim, a qualquer momento…

Thiago T.
3 min readApr 6, 2020

Há um conto africano chamado “Carne de Língua”. Há diferentes versões do conto, mas, a história gira em torno de um rei cuja esposa estava doente e ele não sabia como curá-la.

Um dia, o rei encontrou um camponês, que tinha uma família saudável e feliz. O camponês explicou que todos os dias dava “carne de língua” para a sua família. “Carne de língua” significava as histórias contadas diariamente por sua língua.

A partir de então, todas as noites, o rei passou a contar uma história diferente para a rainha, que nunca mais adoeceu. A conclusão do conto é que histórias fazem muito bem para todos, inclusive para os reis¹. A propósito, a versão completa do conto é muito mais legal do que esse resumão meia boca que eu acabei de fazer…

Enfim, estamos vivendo um momento único: a quarentena. As escolas estão fechadas e as crianças estão em casa sedentas por atividades. Qual a minha sugestão? Muita “carne de língua”!

Abaixo fiz uma seleção de cinco livros que eu e a minha filha adoramos. Não há uma ordem de preferência: gostamos de todos. O público alvo são crianças entre 5 e 8 anos (talvez um pouquinho mais ou talvez um pouquinho menos). Vamos lá!

  • O Livro sem Figuras²: é um livro infantil sem ilustrações. Original e muito (muito mesmo) divertido. Ouso dizer que foi um dos livros que minha filha e eu mais demos risadas. Recomendo a leitura em voz alta. Disponível para Kindle.
  • Pai, não fui eu!³: escrito por Ilan Brenman e brilhantemente ilustrado por AnnaLaura Cantone, o livro mostra o quão longe a imaginação de uma criança pode ir. Um barulhento incidente interrompeu o trabalho do pai. A sua filha nos faz acreditar que quem causou o incidente não foi ela, mas, sim, um simpático leopardo. Se gostar deste, sugiro também “Pai, quem inventou?”, da mesma dupla de autor e ilustradora. Infelizmente o livro não tem versão digital para o Kindle…
  • Os Hai-kais do Menino Maluquinho⁴: haikai é um poema curto de origem japonesa. O livro traz diversos haikais acompanhados de ilustrações que refletem o nosso personagem favorito do Ziraldo. Se gostar dessa sugestão, pondero dar uma chance para os outros livros da “Coleção Menino Maluquinho”. A maior parte dos livros está disponível para Kindle (inclusive para Kindle Unlimited).
  • Gaspar em Veneza⁵: é difícil eleger qual o livro favorito da coleção “As Descobertas de Gaspar e Lisa”. Esse é o primeiro livro e, por isso, o ora recomendado. Gaspar encontrou um caiaque em Veneza e saiu navegando sem os seus pais. O que aconteceu? Catástrofe, é claro! Os livros tem uma belíssima edição da Cosac & Naify. Uma ótima chance de conhecer os personagens do casal Anne Gutman e Georg Hallensleben.
  • Minha Professora É Um Monstro!⁶: Beto achava que a sua professora era a pior pessoa do mundo. Porém, um dia ele a encontrou no parque e descobriu que nem tudo era o que parecia ser. Uma história muito bonita e que humaniza alunos e professores. Tem versão para o Kindle.

Então é isso. A lista está pronta. Temos 5 bons livros. Alguns integram coleções que são tão legais quanto os livros listados. Caso, algum dia, alguém leia esse texto e tenha uma sugestão, não hesite em deixá-la nos comentários.

Ah! Antes de terminar, vale um haikai do Menino Maluquinho:

Mãe, posso pedir?
Me conta mais uma história
pra eu dormir!

Cuide-se e boa leitura!

[1] Esse e outros contos podem ser lidos em “As Narrativas Preferidas de um Contador de Histórias” de Ilan Brenman, com ilustrações de Fernando Vilela.

[2] NOVAK, B. J. O Livro sem Figuras. 1. ed. [S. l.]: Intrínseca, 2015. 48 p.

[3] BRENMAN, Ilan. Pai, não fui eu!. Ilustração: AnnaLaura Cantone. 1. ed. [S. l.]: Companhia das Letrinhas, 2012. 40 p.

[4]ZIRALDO. Os Hai-kais do Menino Maluquinho. Melhoramentos, 2013.

[5] GUTMAN, Anne; HALLENSLEBEN, Georg. Gaspar em Veneza: Coleção As Descobertas de Gaspar e Elisa. 2. ed. [S. l.]: Cosac & Naify, 2003. 32 p.

[6] BROWN, Peter. Minha Professora É Um Monstro!. 1. ed. [S. l.]: Intrínseca, 2015. 40 p.

--

--

Thiago T.

Aqui escrevo uma frase sagaz para me sentir descolado.