Um pequeno guia dos livros do personagem Will Trent, de Karin Slaughter (Livros 1 a 5)

Sem spoilers, ou, pelo menos, eu acho que não tem spoilers…

Thiago T.
4 min readJan 7, 2021

Muitos romances policiais se tornam uma série de livros e, apesar de poderem ser lidos individualmente, são mais interessantes quando conhecemos todo o contexto dos universos desenvolvidos pelos autores. Esse é o caso de Will Trent, detetive criado por Karin Slaughter que hoje conta com 10 livros. Criei neste texto um pequeno guia (livre de spoilers, assim espero) para os cinco primeiros livros do universo da série e, quem sabe, em breve, farei o mesmo para a segunda metade… Espero que goste!

Conceitos Importantes

Universo Will Trent: série de 10 livros (até o momento) que tem como personagem central Will Trent, um agente especial do GBI — Georgia Bureau of Investigation. A série se passa majoritariamente na cidade de Atlanta (Geórgia) e seus arredores.

Universo Grant County: série de 6 livros que se passa na cidade fictícia de Heartsdale, condado de Grant County, Geórgia, e com três personagens principais: Sarah Linton, Jeffrey Tolliver e Lena Adams que direta ou indiretamente também participarão do Universo Will Trent.

Ordem dos Livros (1 a 5)

Tríptico: o primeiro livro do Universo Will Trent. Apresenta quatro de seus personagens fixos: Will Trent (protagonista e agente especial do GBI), Angie Polaski (sua amiga e “namorada”), Amanda Wagner (a chefe de Will no GBI) e Beth (a cachorrinha de Will). A trama gira em torno de uma série de assassinatos cruéis na grande Atlanta (principal palco do Universo Will Trent). Conhecemos Will Trent, o empático, porém, peculiar agente especial que será o protagonista deste novo universo da autora. O passado de Will, o seu problema com a dislexia e o relacionamento com Angie são muito explorados, sendo este livro uma peça fundamental para entender os livros seguintes. O livro foi escrito enquanto a autora publicava a sua outra série, passada no Universo Grant County. Assim, não estava claro se esse seria um livro solo ou o início de um novo universo. No entanto, em comentários futuros, a autora admitiu que desde o início a ideia seria iniciar um novo universo a partir de Will Trent. Apesar disso, é possível notar que a estrutura do primeiro livro é bem diferente dos livros subsequentes e poderia facilmente ter sido uma obra solo. Will Trent, apesar de ser o protagonista, tem uma participação menor do que nos livros seguintes. Ele aparece em, mais ou menos, 50% da história e sua atuação tende a engrenar apenas no final. Além disso, não há uma sequência linear de fatos. Os capítulos são curtos e alteram passado e presente. Os demais livros tem uma estrutura mais linear (do ponto de vista cronológico), com capítulos mais longos e centrada em Will Trent. O livro é um excelente cartão de visitas para o Universo Will Trent e, provavelmente, um dos melhores da série.

Fissura: no segundo livro, somos apresentados a Faith Mitchell (futura parceira de Will no GBI). A trama apresenta um potencial sequestro e tem uma narrativa bem mais linear do que quando comparada ao primeiro livro. Alguns dos personagens que aparecem nessa história tem relação com o passado de Will, o que nos ajuda a compreender melhor a sua infância e seu relacionamento com Angie. Porém, a participação de Angie Polaski é menor do que no livro anterior e se você não leu o primeiro livro da série, dificilmente criará empatia pela personagem, compreendendo a sua importância na vida e no Universo Will Trent. A autora não poupa detalhes fortes e a recém criada parceria Will/Faith nos indica que novos livros virão.

Gênese: no terceiro livro, temos a confirmação da parceria de sucesso entre Will e Faith. A história é sobre o desaparecimento e assassinato de algumas mulheres. A autora, como nos livros anteriores, não poupa detalhes das cenas, por mais fortes e viscerais que possam ser. Este, provavelmente, é um dos livros mais violentos da série. Novamente, a participação de Angie é muito pequena e vemos um crescimento no papel de Amanda Wagner. Porém, o grande trunfo da história é reunir os dois universos da autora: Will e Faith conhecem Sarah Linton. Sarah Linton era uma das protagonistas do Universo Grant County e seus detalhes começam a ser revelados. Ela se torna um possível interesse amoroso de Will.

Destroçados: finalmente, a autora une os seus dois universos, porém, o que era para ser o momento chave da série, resulta em uma história pouco interessante e que se arrasta por intermináveis páginas. Ou seja, a história é chata! Will viaja para Grant County e trabalha com Sarah Linton na investigação de alguns crimes (nada interessantes e com uma reviravolta que deixa a desejar). Faith tem um papel secundário na história e auxilia Will apenas por telefone. Além disso, o leitor é apresentado para Lena Adams, outra personagem relevante no Universo Gran Country. Acredito que o principal foco do livro seria conhecer o passado de Sarah Linton e o desenrolar do relacionamento entre ela e Will. Infelizmente, são muitas páginas de uma história monótona e, em minha visão, o relacionamento gera pouca empatia aos leitores. A participação de Angie (uma dos melhores personagens do Universo Will Trent) é quase inexistente.

Fallen (não encontrei a versão traduzida para o português): a história relata o desaparecimento da mãe de Faith — Evelyn Mitchell — e conta um pouco do passado de sua família. Muitos segredos deste passado são revelados, o que algumas vezes gera um drama exagerado. O irmão de Faith aparece pela primeira vez (apesar de ser mencionado em livros anteriores) e conhecemos detalhes sobre o relacionamento entre Amanda e Evelyn. O relacionamento entre Will e Sarah Linton também se desenvolve (de forma mais empática que no livro anterior) e, novamente, a participação de Angie é muito pequena, uma pena. O livro é melhor do que o anterior, apesar de não ser o melhor da série. Porém, deixa aquele gostinho de quero mais!

Em breve, ou não (quem sabe?), farei um pequeno resumo dos outros cincos livros do Universo Will Trent. Caso, algum dia, alguém leia esse texto e tenha uma sugestão, não hesite em deixá-la nos comentários.

[Atualização: o guia com o resumo dos livros 6 a 10 já está disponível.]

Cuide-se e boa leitura!

--

--

Thiago T.

Aqui escrevo uma frase sagaz para me sentir descolado.