Um pequeno guia dos livros do personagem Will Trent, de Karin Slaughter (Livros 6 a 10)

Ainda sem spoilers… assim espero…

Thiago T.
5 min readSep 28, 2022

Há cerca de 1 ano escrevi a primeira parte deste guia, listando os livros 1 a 5 do Universo Will Trent. Com um pequeno atraso, finalmente, conclui a segunda parte, abordando os livros 6 a 10.

Caso você não tenha lido a primeira parte do guia, recomendo que clique neste link e releia ao menos a explicação referente aos conceitos importantes que ajudarão a navegar melhor no resumo abaixo. Mas se não quiser ler, não tem problema! Livre arbítrio!

Ordem dos Livros (6 a 10)

Criminal (não encontrei a versão traduzida para o português): o livro continua a explorar o passado dos personagem e conta como Evelyn Mitchell — mãe de Faith — e Amanda Wagner se conheceram, bem como elas conheceram diversos outros personagens atuais da série. O caso principal gira em torno de crimes cruéis da década de 70 que, aparentemente, voltam a acontecer 40 anos depois. Além disso, esses crimes ajudam a revelar detalhes do passado do Will. A história demora para evoluir, porém, o final do livro empolga. Acredito que seja um dos livros mais legais da série para quem gosta dos personagens e quer conhecer um pouco mais sobre o passado deles. Ou seja, se você não leu os livros anteriores, vai achar a história OK, porém, se você acompanha o Universo Will Trent este é um livro muito importante. O relacionamento entre Will e Sarah continua a se desenvolver e a ficar cada vez mais forte. Angie tem uma participação pequena mas muito importante no livro.

Unseen (não encontrei a versão traduzida para o português): assim como em Destroçados, quarto livro da série, a autora une os seus dois universos. Personagens do passado de Sarah são trazidos de volta, incluindo a controversa Lena Adams. Will está trabalhando infiltrado como um motoqueiro, tentando desvendar detalhes do líder de uma gangue que mantém o controle de drogas em diversas cidades. A primeira metade do livro é chatíssima. Sinceramente, foi bem difícil passar por ela. Em minha opinião, o que contribui para isso é o foco excessivo no relacionamento entre Will e Sarah, as suas incertezas, medos, passados, etc. Apesar de Karin Slaughter ter assumindo que o relacionamento entre Will e Sarah é um dos pilares do Universo Will Trent, com todo o respeito, ela deu uma exagerada neste livro… Por outro lado, da metade para frente, o livro engata e se foca na história principal, que por sinal é bem legal. Amanda Wagner que foi bem explorada nos últimos dois livros da série tem pouca participação nessa história e Faith continua a sua rotina de uma coadjuvante de luxo. Angie supostamente está desaparecida e, por isso, a sua participação é mais uma vez muito pequena. Para quem não está interessado em ler todos os livros da série este certamente é um dos que podem ser colocados na lista de espera.

A Esposa Perfeita: em minha modesta, humilde e unilateral opinião, este é um dos melhores livros da série. Um dos principais motivos para isso acontecer é que Angie Polaski, finalmente, é um dos personagens principais da história e que história! A trama gira em torno de um corpo encontrado em um imóvel de um famoso jogador de basquete e o eventual envolvimento de Angie com este crime. Além disso, somos apresentados a alguns elementos do passado de Sarah que direta ou indiretamente impactam Will. Apesar de em alguns momentos haver um foco exagerado — novamente — no relacionamento entre Will e Sarah, a autora soube dosar bem estas passagens, bem como envolver os demais personagens na história. Amanda e Faith tem uma participação importante, mas Will é, junto com Angie, o grande protagonista do livro. Se você deseja ler apenas alguns livros da série, esse é um dos que não pode faltar.

A Última Viúva: um outro bom livro da série. Sarah é sequestrada por um um grupo extremista após um ataque terrorista. Will com a ajuda de Amanda e Faith faz de tudo para conseguir resgatá-la. A minha impressão é que a autora ao longo da série foi aprendendo a dosar o foco — até então exagerado — no relacionamento de Will e Sarah e usá-lo como um pano de fundo secundário, mas importante, da trama. Ou seja, a história é menos novelesca do que as anteriores, o que permite um maior foco nos acontecimentos e mistérios dos casos. Angie, como previsto após o livro anterior, tem apenas pequenas menções, porém, não participa da história. Um ponto negativo é o fato se ser muito longo e apesar de ter reviravoltas que te prendem, em alguns momentos é um pouco cansativo. O final vai deixar os fãs da série empolgados, mas, sem spoilers, certo?

A Esposa Silenciosa: o último livro da série (pelo menos até agora) mantém o bom ritmo dos dois anteriores. Novamente a autora une os seus dois universos. Amanda, Faith e Will trabalham em uma investigação relacionada a um caso que Jeffrey Tolliver (o ex marido de Sarah) atuou no passado. Personagens do passado de Sarah são trazidos de volta, incluindo Lena Adams e, é claro, Jeffrey Tolliver. Aliás, Jeffrey é efetivamente um personagem ativo na história, que mistura muito bem fatos do presente e do passado. Angie novamente não participa da história, sendo mencionada em curtas passagens. A história é empolgante e envolve um potencial serial killer de mulheres. O livro reforça o sentimento de que a autora aprimorou ao longo dos 10 livros da série a combinação entre o relacionamento de Will e Sara com o caso principal abordado, encontrando um balanço próximo do ideal. Definitivamente, para quem gosta da série, esse é um dos livros obrigatórios!

Em uma nota após o último livro, a autora esclarece que A Esposa Silenciosa não será o último livro do Universo Will Trent. Neste sentido, em uma entrevista recente ela confirmou que em 2023 deverá lançar um novo livro do Universo Will Trent. Será interessante notar quanto tempo se passará entre os fatos de A Esposa Silenciosa e este novo livro. Ao longo dos 19 livros dos dois universo, o espaço temporal que se passa é relativamente curto, e um dos pontos trazidos pela autora é a sua própria curiosidade de como será a personagem Sarah após os 40 anos.

Enquanto esperamos este novo livro, vale lembrar que Karin Slaughter também tem livros solos (ou seja, que não fazem parte destes dois universos) e a leitura é recomendada.

UPDATE: o novo livro do Universo Will Trent já está em pré venda, será lançado em 15.8.2023 e se chamará "Depois daquela noite".

Gostaria de agradecer a todos que leram este pequeno guia. Fiquei surpreso com a quantidade de visualizações e pedidos para que eu fizesse essa segunda parte. Sinceramente, achei que ninguém iria ler a primeira parte e o intuito sempre foi fazer algo para que eu não me perdesse na sequência dos livros. Com um pequeno atraso de um ano, cumpri o prometido e conclui a segunda parte ;)

Cuide-se e nos vemos novamente após o novo livro!

--

--

Thiago T.

Aqui escrevo uma frase sagaz para me sentir descolado.